o trabalho liberta

verba volant, scripta manent

email



Check me out!


audioscrobbler

my del.icio.us

Weblog Commenting by HaloScan.com
Get Firefox!
This page is powered by Blogger. Isn't yours?
sexta-feira, agosto 29, 2003
 
snow or bust

Regiões serranas do RS e de SC podem registrar neve ainda hoje

da Folha Online

As serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina podem registrar a queda de neve ainda hoje durante o dia. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as condições meteorológicas do Sul do país, devido a uma massa de ar polar sobre a região, são favoráveis para a ocorrência do fenômeno.

Embora as estações meteorológicas não tenham registrado, no último dia 6 de maio, houve a primeira ocorrência de neve do ano. Conforme relatos, flocos de neve foram detectados em São Joaquim (SC). Em 11 de julho, no mesmo município, houve precipitação de neve durante 15 segundos.


quarta-feira, agosto 27, 2003
 


thom for president


Definitivamente histórica a edição da Blender de setembro.

São apenas sete páginas dedicadas ao Radiohead. Mas que páginas.

Algumas frases de Thom Yorke:

“When I hear Queen for the first time, I went straight into school and told her” (the music teacher) “ ´I want to be Brian May. I´m going to be a rock star´She went, ‘ of course you are, dear´”.

***

“I used to go to theses parties because I wanted to get into trouble and meet girls, and that´s where you go, but it´s such a ridiculously pressurized situation. I´d get (drunk)out of my mind and then take charge of the music: ‘ fuck the lot of you; we´re listening to Joy Division’ ”.

***

[Blender]What do you think Thom will be like when he´s old, Jonny?

“[Jonny] He´ll be mental”.

[Thom] “Of course I will! I´ll be pissing myself and shouting, relishing my deafness! ‘What’?”.

***

“You know Radiohead isn´t a democracy. Most functioning democracies don´t function as a democracy. But I am built to listen to people. If somebody in the band says ‘ that´s not right’ I´m not into it. Even if I was into it 100 percent before, I´m not until we´ve sorted out. Which is why I´d make a really good president”.

***

E o texto ainda traz uma das melhores definições sobre a música que faz o Radiohead, por Bono Vox:

(Thom Yorke) “... is an angel, singing about his devils. It´s that duality – the band is so tough, and yet his voice is so beautiful and fragile. Radiohead make sacred music”.



 


All or nothing

(Agora ou Nunca) "é feito de cerveja quente, gordura, apartamentos pequenos, lágrimas sinceras, música ruim e sexo idem. O estranho é que, no final, pareça natural que a gente queira se agarrar a isso tudo.

Renato Lemos, em belo texto publicado no Jornal do Brasil.


terça-feira, agosto 26, 2003
 
Goethe

"A arte é o meio mais seguro de se afastar do mundo e, ao mesmo tempo, de se ligar a ele".


 
i´m happy at this precise moment anyway

“Yeah, I’m happy,” he says convivially. “At this precise moment, anyway. Someone has given us money to stick the phrase hail to the thief on walls all around the world. That made me chuckle for ages.” He raises his bubbling glass. “Cheers.”


segunda-feira, agosto 25, 2003

 
Blender

(A revista Blender) Mostra que dá, sim, para fazer uma revista original, lotada de grandes idéias, de texto culto e engraçado, que trata de música para um público inteligente, mas não necessariamente obcecado por música.


A "Blender" é prova de que, com idéias realmente novas e uma infra-estrutura decente, é possível fazer jornalismo musical para jovens, mesmo que eles sejam viciados em MP3, música pela internet e que não gostem de pagar por nada relacionado à música.

Além de ter bastante grana, é preciso entender de música, saber escrever e ter talento criativo. Parece fácil, mas não é.



Álvaro Pereira Júnior


sábado, agosto 23, 2003
 
a new beginning ?

Barbara Abramo

Um dos períodos do ano mais prolíficos e produtivos começa hoje para você. Coragem para enfrentar desafios, senso de valor pessoal agudo, vontade de criar algo novo e uma propensão mais forte para se divertir e buscar o prazer serão ótimas alavancas para você viver cada vez melhor.


Quiroga

Hoje é dia de você se perguntar que tipo de pessoa você gostaria de ser e, onde pretende chegar nos próximos dez anos? Hoje é o início de um longo caminho, cujo destino depende das decisões que você tomar, ou não.

Mystic Meg

The sun switches on your zone of romance, creativity and prizes so any new people you meet and activities you try for the first time take life and love in an exciting direction. A chance meeting with the initial W where music fills the street means a lot. Put Lotto tickets near gold.


sexta-feira, agosto 22, 2003
 
note to self

the trick is to keep breathing


quinta-feira, agosto 21, 2003
 


Caro Diário

Moro há cinco meses perto de uma praça que tem uma pista para caminhada.

Desde que mudei para este lugar vinha dizendo para mim mesmo que, um dia, usaria a pista em minha enésima tentativa de reaprender a andar.

O fato é que preciso criar algum tipo de rotina para começar.

Primeiro, comprei um cronômetro, para controlar o tempo de caminhada (meu chefe diz que o ideal é usar um aparelhinho com o qual também se acompanha os batimentos cardíacos; bem, quem sabe um dia desses).

Depois passei a caminhar até o metrô passando pela pista, para me familiarizar com ela e com meus possíveis companheiros de exercícios (obviamente senhores e senhoras da, digamos, terceira idade).

Pois hoje finalmente tomei coragem e dei os primeiros passos pra valer.

Acho que foi a caminhada até o supermercado que me deixou um pouco animado e achei melhor aproveitar o aparente entusiasmo.

Munido de meu cronômetro, segui para a praça, cheio de coragem.

Depois de aproximadamente três voltas comecei a me sentir meio estranho. Mas não parei.

Ainda mais considerando os senhores e senhoras em ritmo acelerado que se exercitavam. Teria sido uma vergonha. Melhor morrer tentando.

Lembrei de uma crônica do João Ubaldo Ribeiro, na qual ele narrava suas tentativas de cuidar da saúde caminhando. Ele menciona uma velhinha que aparentava ter idade para ser sua mãe (devia ter uns 250 anos, então):


"Não é possível que eu não ultrapasse aquela velhinha à frente, que, aparentemente, tem idade para ser minha mãe e vai numa marcha que considero moderada. Que nada. O que vejo é a velhinha se afastar cada vez mais e cada vez mais passar gente por mim".

Tive uma idéia da média de idade de meus companheiros quando, ao passar por um senhor e uma senhora que conversavam, a ouvi dizer:

-Meus filhos sempre frequentaram esta praça. O mais velho dele tem 55 anos.

Fiquei me sentindo um pouco menos solitário quando vi uma pessoa que parecia ter a minha idade.

E depois apareceu uma menina certamente mais jovem do que eu. Percebi que ela me olhou com certa surpresa. E também notei, quando nos encontramos na pista depois, o que pareceu um sorriso irônico. Provavelmente porque eu estava caminhando de All Star (note to self: comprar um tênis).

Enquanto caminhava, lembrei dos tempos quando considerava correr um prazer. Um dos maiores prazeres da vida.
Isso foi até a adolescência.

Era a única coisa na qual me saía razoavelmente bem nas aulas de educação física.

Lembro que faltei à aula para acompanhar a participação de Joaquim Cruz na disputa dos 800 metros nas Olimpíadas de Los Angeles. Ele ganhou a medalha de ouro e bateu o recorde olímpico de então.

Quando adolescente cheguei a ir ao Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, no Ibirapuera, pensando em começar a treinar.

Fiquei empolgado. Mas soube que precisava de um tênis apropriado. E naquele momento meus pais não podiam comprar um (oh poor working class hero boy...).

Pouco tempo depois eles me arranjaram o que eu merecia, claro, um emprego.

A partir de então, caminhada só pelo centro de São Paulo, pra entregar documentos.

E então vieram a rotina, o estresse, "happy hours", além do que minha mãe chamava de más companhias, as substâncias entorpecedoras baratas e fáceis de encontrar, enfim, a célere caminhada rumo à falência múltipla dos órgãos.

A verdade é que esqueci como se anda. Correr, então...

Nos últimos anos fiz algumas tentativas de começar o processo para entrar em forma. Todas falharam, claro.

Mas hoje me sinto animado (hoje, 21.08.2003, pelo menos).

Caminhei durante aproximadamente 45 minutos e, apesar de uma dor ou outra, estou me sentindo bem e disposto.

Meu amigo João Miguel começou caminhando, faz pouco tempo, e já consegue correr 6 km. Até começou a frequentar uma academia de ginástica (bem, aí acho que já seria demais pra mim).

Vou tentar seguir o exemplo.

E procurar orientação médica, claro.

Óbvio que não vai mais ser possível ganhar uma medalha olímpica.

Mas quem sabe uma participação na São Silvestre...

E, ora bolas, porque não Nova Iorque?

Se um acidente cardiovascular (ou uma velhinha em desabalada carreira) não me derrubar primeiro, claro.

Agradecimentos especiais a João Miguel (maratona de Nova Iorque, aí vamos nós!), Ival (logo logo a gente faz aquela caminhada na Cantareira) e Ana (coloca a ergométrica pra funcionar!).




 
there's a lack of caffeine in your life

Justamente quando eu vinha me sentindo meio culpado por voltar a beber (muito) café diariamente, leio isso na Folha de hoje:

Médico "receita" meio litro de café por dia

Folha - Quais são os benefícios comprovados do café?

Darcy Roberto Lima (médico, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autor de mais de 22 livros)

-Pesquisas mostram que o café tem outros compostos bioativos além da cafeína. Contém vitamina B-3, que é a niacina, minerais, principalmente o potássio -em maior quantidade que a água mineral- e ácidos clorogênicos. Esses ácidos são um grupo novo de compostos encontrado em maior quantidade na bebida. Quando o café é torrado, formam-se substâncias chamadas quinídeos, que têm a mesma ação dos remédios usados para tratar o alcoolismo: fazem com que a pessoa perca a vontade de beber, bloqueando o desejo de autogratificação. Estudos epidemiológicos mostram também que quem toma café tem menor incidência de depressão, suicídio, alcoolismo e cirrose. Eu atribuo esse efeito aos quinídeos. Além de gerarem os quinídeos, os ácidos clorogênicos têm ação antioxidante. E se estuda muito a ação dos antioxidantes na prevenção do câncer. Outros estudos indicam que o café previne câncer de cólon devido à ação antioxidante. Não sabemos por que só existe essa correlação com o câncer de cólon. Isso precisa ser estudado. Cada tipo de câncer tem uma fisiopatologia. É preciso estudar se cada tipo de câncer têm uma relação com o café. Essas pesquisas estão em andamento.


Então, sem culpa, vamos ao (mais um!) café.

(entrevista completa aqui)


 
bittersweetie

ela voltou!!!

o bananão fica mais rico com sua presença.

por outro lado, ela podia ter ficado na europa, inclusive porque, segundo dj zaratruta, falta paulistano por lá.

(e podia aproveitar pra trabalhar como correspondente internacional. afinal já tinha começado mesmo)


 
o estranho mundo de doria

ela vê dead people!!!

(e bate um papo com eles)


quarta-feira, agosto 20, 2003
 


do ya like to listen to music?

como diria o marcelo: não confie em quem não gosta de música.

(quem não gosta de música bom sujeito não é?

é ruim da cabeça ou doente do pé?)

ah! e acrescenta ele: não confie em quem não bebe.

(será? em quem não gosta de vinho, eu diria, quem sabe, talvez)

fanx, alex!


terça-feira, agosto 19, 2003
 


boing boom tschak ! peng!

techno-pop

music non stop, techno-pop
music non stop, techno-pop
synthetic electronic sounds
industrial rhythms all around

music non stop, techno-pop

synthetic electronic sounds
industrial rhythms all around

music non stop, techno-pop

la musica ideas portara
y siempre continuara
sonido electronico
decibel sintetico

music non stop,
music non stop, techno-pop

synthetic electronic sounds
industrial rhythms all around

music non stop techno-pop



segunda-feira, agosto 18, 2003
 
go to sleep

por falar em baixar mp3, as músicas do novo single do radiohead, "go to sleep", já estão na rede.

primeiras impressões :

fog (ao vivo) - thom yorke canta, johnny greenwood toca piano. precisa mais?

gagging order - sim, eles ainda sabem tocar violão.

i am a wicked child - blues, com gaita e tudo.

i am citizen insane - kling klang.




 



Hack´n Mob

O genial slogan criado por Mario AV (que eu tinha visto na capa da revista Geek mas não sabia que era dele) foi parar na tal Flash Mob na avenida Paulista semana passada.

E a iniciativa foi do pessoal da Geek. Eles "hackearam" a Flash Mob, criaram uma Flash Mob dentro de uma Flash Mob!

Com a palavra, os próprios:

...Segundo o senso comum, hacker é o invasor de sistemas, de servidores e de sites. Não é nada disso, mas dane-se. Agora, perdemos o tesão por invadir computadores de outros. Isso já é muito fácil. Agora queremos hackear a vida real. E hackeamos a primeira Flash Mob que ocorreu hoje na Av. Paulista. Ownar significa dominar, tomar conta e subverter o objetivo inicial. Foi o que fizemos. Dando um anti-sentido ao sentido original do Flash Mob. Protestando contra os protestos dos organizadores. Foi engraçado ver os verdadeiros organizadores correndo atrás das TVs e jornalistas, tentando recuperar o seu filhote perdido. Demonstramos, assim, que essas intervenções só servem para trampolim de artistas frustrados que querem tomar a mídia. Por isso, a mídia foi lá tomar os artistas de calças curtas. Hipocritizamos, assim, dois mobs com um flash só: a hipocrisia da mídia e a hipocrisia dos críticos da mídia...

Eduf também manda bem ao escrever sobre o assunto (ele chama o pessoal da Geek de "algumas almas inteligente" que "aproveitaram para exibir placas") :

Os participantes atravessaram na faixa, voltaram com os sapatos para casa e sorriram, pois estavam sendo filmados. Só faltou dizer: "adoramos viver na sociedade de controle, tem um emprego aí?". Enquanto isso, as câmeras tinham roteiros pré-estabelecidos. Era só formatar o evento à matéria esperada, como um obituário de New York Times.

E Rafa, impagável:

Cada vez fica mais legal. Quer apostar que qualquer dia vai aparecer gente que vai se reunir em público, dentro de um círculo, para dar um barro juntas? Mas em silêncio, claro.

Hahaha!


 


aquele abraço

o radiohead esteve recentemente na fnx, rádio de Boston, participando do que a emissora chama de "hostile takeover". trata-se de dar a uma banda visitante o controle do estúpio, para que os artistas toquem o que quiserem.

eis a lista do que eles tocaram.

(confesso que um certo nome aí no meio me deixou assustado)


RADIOHEAD FNX HOSTILE TAKEOVER 9 TRACKLISTING

Beth Gibbons - MYSTERIES
Mclusky - THE HELL WITH GOOD INTENTIONS
Outkast - HEY YA!
Apex Twin - ZKTHR
Bob Marley - PUT IT ON
The Meters - JUST KISSED MY BABY
Tindersticks - UNTIL THE MORNING COMES
Odd Nosdam - LE MIXTAPE DELUXE
Gilberto Gil - AQUELE ABRACO
The Black Keys - HOLD ME IN YOUR ARMS
Autechre - P.:NTIL
Swervedriver - DUEL
??? - MARTS
Mahalia Jackson - AMAZING GRACE

Fonte: atease


domingo, agosto 17, 2003
 


sambalelê tá doente tá com a cabeça quebrada

como é bom ter amigos como mônica .

ela levou um tombo. se machucou bastante. e vê só o que escreve a respeito:

O tombo me disse assim: "Acorda mulher! Desce daí! Pousa um pouco, vem ver a vida que se apresenta em todo seu esplendor aqui embaixo." OK, o tombo pode ter dito um monte de outras coisas mas no final a gente sempre ouve o que quer, entende o que quer, mesmo que a queda tenha sido só vacilo dos pés, mais nada.

e ela ainda me acha parecido com o james dean bradfield, cantor e guitarrista do manic street preachers.

hahaha.

aliás gosto de pensar que ela e seu marido, meu grande amigo ricardo, passaram a prestar atenção na banda por causa dessa suposta semelhança, quando os viram tocando no programa do jools holland, em um passado nem tão distante.

tenho saudade daqueles dias em inchmery road.


 
sapos

eu ia apenas colocar o link.

mas nina que me perdoe. ela escreveu algo tão lindo que não posso deixar de copiar e colar aqui.

aliás acho que vou até comprar a verdade sangrenta hoje.

cheers, nina!

(and yeah last nite i drank myself legless)

SAPARIA

No fim das contas, graças a Deus eu tenho uma cama quente e uma TV. Saí moída do plantão e tive o prazer de assistir, novamente, a "Magnólia", um dos roteiros mais geniais do mundo (geométrico, é fato). O filme é tão bom que me fez gostar do Tom Cruise, que eu acho mala, e da Juliane Moore, que esqueceu sua habitual expressão de chuchu para viver a esposa atordoada de um moribundo.
Mas é claro que o que lavou minha alma foi a inacreditável cena dos sapos caindo do céu. Eu nunca vi uma metáfora tão boa para a humanidade, para as vidas podres que a gente leva. Sapos, sapos, sapos que a gente engole, sapos que tês nossos nomes costurados na boca. Sapos caindo do céu, Deus devolvendo o que a gente cria.
Desde que vi esse filme, às vezes me ponho à janela imaginando uma chuva de sapos caindo sobre São Paulo, estourando nos vidros dos carros dos bacanas em Perdizes, fazendo a alegria da garotada na favela de Heliópolis, cobrindo as valas abertas pela chuva no cemitério São Luís. Sapos, sapos, caindo, explodindo em tripas, sapos. Porque eu queria que as maldades cometidas pelas pessoas, o descaso, a falta de caráter, pudesem ter forma física, incomodar, cair do céu. Sapos.
Acho que foram os sapos que eu engoli que me deixaram assim, morrendo de dor de estômago, tentando não vomitar e me retorcendo na cadeira enquanto conto aos fiéis leitores de "A Verdade Sangrenta" como um cabo do Batalhão de Choque fuzilou a mulher, baleou mais 3 e ainda por cima estourou a própria cabeça em frente às crianças que brincavam em uma praça no Campo Belo. Sapos de brinde para o leitor, compre "A Verdade Sangrenta" aos domingos e ganhe um sapo. Pode ser esse aqui, que está arruinando meu estômago.




sábado, agosto 16, 2003
 
baile punk

jair marcos tocou no fellini, uma das melhores bandas surgidas aqui no bananão (viva ivan lessa) em todos os tempos, e no três hombres. gente finíssima.

e hoje à noite, juntamente com thomas pappon, um dos fundadores do fellini e que hoje mora na europa (está passando férias no brasil), cadão volpato, vocalista e ricardo salvagni , baixista da formidável banda, mais roberto tomé na bateria, vai se apresentar no dj club com o projeto baile punk.

reproduzo abaixo email enviado por ele.

como diz o próprio, imperdível.

***

Amigos, um programa imperdível. Resolvemos comemorar mais uma presença anual de Thomas Pappon (de férias no Brasil), e fazer um show, com O Baile Punk e participação de Pappon, quando estaremos relembrando uma canção do Fellini, numa rara reunião da formação original. O Thomas também fará discotecagem especial no lounge. Tudo isso no próximo sábado, 16 de agosto, a partir da 0h00, no DJ Club, Al. Franca, 241 (Info: 11 6854-6361), quase esquina com a Pamplona. Não deixem de ir. A festa será bem boa! Abração. Espero vê-los por lá! jm

--------------------------------------------------------------------------------

O Baile Punk é um projeto de três membros do antigo Fellini, banda paulistana dos anos 80 com cinco discos gravados, e do Funziona Senza Vapore, disco e grupo dos anos 90. Cadão Volpato e Jair Marcos nas guitarras e vocais, Ricardo Salvagni no baixo e Roberto "Vovô" Tomé na bateria seguem um caminho próprio, misturando um pouco a graça e o instrumental low tech do Fellini com o pop mais arrebatado do Funziona. Cadão Volpato, vocalista e letrista das duas formações anteriores, é o compositor de quase todas as músicas do Baile, que do punk preservou a atitude bem humorada do "faça você mesmo". Num tempo árido, cheio de pose e música rala, é o que eles estão fazendo.

Bandas correlatas: Stranglers, Sugar e os vocais punk de João Gilberto depois da gripe.

Qualquer semelhança com os bailes funk do Rio é mera maluquice dos paulistanos que não tomam sol.



sexta-feira, agosto 15, 2003
 
benicassim por gabriela trevisan

gabriela trevisan viu o radiohead tocando canções do httt e outras coisas.

true love waits! por todos os malditos deuses! por netuno! por tutatis!

e ela ainda me mandou um email contando.

mereço não, vizinha.

que orgulho!

é bem provável que ela nem volte pro bananão.

(volta não! vira correspondente da guerra cultural aí na civilização!)

e se não bastasse isso, ainda escreveu sobre o festival de benicassim para a coluna de um certo jornalista da folha.

waal!!!

dá-lhe gabi!!!

(manda um postal!!!)


***



BENICASSIM 2003 - HAVAIANAS

Raveonettes e Suede evocam o festival de Benicassim, na Espanha, um dos eventos de verão mais deliciosos do planeta.
Esta coluna, que esteve nas duas edições passadas do festival, faltou neste ano. Mas a leitora Gabriela Trevisan não perdeu esta e mandou algumas impressões rápidas do Benicassim 2003, que aconteceu no final de semana passado.
"O Brasil é hype! No "calorento" festival de Benicàssim, todo mundo usava Havaianas, que por aqui valem a fortuna de 20 euros (quase 80 reais). A moda da calcinha aparecendo continua valendo. Só que nao calcinhas comuns, e sim tanguinhas, daquelas beeeem fininhas no bumbum. Imagine: já tem até absorvente higiênico especial para essas tanguinhas, e o hit do verão aqui é as "Tanga Girls" (leia abaixo).
O The Thrills infelizmente cancelou o show em cima da hora e sem motivo explicado. Mas tudo bem, porque o Raveonettes fez uma apresentação impecável e pelo visto já sao bem conhecidos na Península.
Mas quem arrasou mesmo foi o Suede. Mesmo com a decadência rondando o grupo desde o "A New Morning", Brett Anderson desceu do palco e causou alvoroço nas menininhas que gritavam 'Guapo!!!!'. Tocaram músicas de todos os álbums da banda.
O Blur, principal atração do primeiro dia, fez um show morníssimo. Os espanhóis agitaram muito mais com o Sexy Sadie, espécie de Capital Inicial local.
De resto, tudo como previsto. Diante de um calor de 35 graus e na praia, a soluçao era ficar de biquíni até anoitecer. Entre um show e outro, o pessoal dorme em qualquer lugar possível (e impossível também). No camping, techno 24 horas por dia. Ninguém quis descansar!"




quinta-feira, agosto 14, 2003
 
from the departure department

ladies and gentlemen, i´m floating in space

i´m up in the clouds and

i can´t

i can´t

come down



 
nota do subterrâneo

"dizei-me: de que pode falar um homem decente, com o
máximo prazer?

resposta: de si mesmo.

então, também vou falar de mim".

f. dostoiévski


quarta-feira, agosto 13, 2003
 
hurt

na rolling stone há um depoimento de trent reznor a respeito do vídeo.

"we were in the studio, getting ready to work -- and i popped it in," reznor says. "by the end i was really on the verge of tears. i'm working with zach de la rocha, and i told him to take a look. at the end of it, there was just dead silence. there was, like, this moist clearing of our throats and then, 'uh, ok, let's get some coffee.'"

é possível ver o vídeo acessando este link.




 


acabo de ver o videoclipe com a versão de hurt, do nine inch nails, com johnny cash.

pensei em escrever algo a respeito. mas qualquer palavra agora seria inútil.

i hurt myself today
to see if i still feel
i focus on the pain
the only thing that's real
the needle tears a hole
the old familiar sting
try to kill it all away
but i remember everything

what have i become ?
my sweetest friend
everyone i know
goes away in the end
you could have it all
my empire of dirt
i will let you down
i will make you hurt

i wear this crown of shit
upon my liar's chair
full of broken thoughts
i cannot repair
beneath the stain of time
the feeling disappears
you are someone else
i am still right here

what have i become ?
my sweetest friend
everyone i know
goes away in the end
you could have it all
my empire of dirt
i will let you down
i will make you hurt

if i could start again
a million miles away
i would keep myself
i would find a way


terça-feira, agosto 12, 2003
 
a mosca

william blake

tradução de josé paulo paes

pequena mosca,
teus jogos de estio,
minha irrefletida
mão os destruiu.

pois, como tu,
mosca não sou eu?
e não és tu
homem como eu?

eu danço e canto e
bebo, até que vem
mão cega arrancar-me
as asas também.

se é pensamento
vida, sopro forte,
e a ausência do
pensamento morte,

então eu sou
uma mosca travessa,
mesmo que viva,
ou que pereça.


 
poema indiano

basavana

tradução de paulo leminski

do meu corpo um alaúde da minha cabeça a caixa
de meus dedos faz tarraxa meus nervos sejam fios

então pega e me toca toca em mim
tuas (umas duas três quatro cinco) trinta e duas canções
senhor dos entrerios


segunda-feira, agosto 11, 2003
 
by the way

"não importa como nos posicionemos: sempre nos imaginamos vendo. acho que o ser humano sonha apenas para não parar de ver. é bem possível que algum dia a nossa luz interior emane, para que não necessitemos mais de nenhuma outra".

(do diário de ottilie, em afinidades eletivas, de goethe)

"the objectivity of my poetry (...) may be attributed to this great attention and discipline of the eye; and i ought highly to prize the knowledge i have attained in this way".

(goethe, conversations with eckerman)

"cada olhar envolve uma observação, cada observação uma reflexão, cada reflexão uma síntese: ao olharmos atentamente para o mundo já estamos teorizando".

(...)

"mas como é difícil não colocar o signo no lugar da coisa, como é difícil ter sempre diante de si um ser vivo, sem sacrificá-lo à palavra".

(goethe, a doutrina das cores)


 


leio no recém-criado blog de helena (dica da vi*) que no design museum , em londres (alguém me emprestaria alguns poucos milhares de libras?), está acontecendo uma mostra do trabalho de peter saville, entre outras coisas, co-fundador da factory, selo que mostrou ao mundo um dos cinco melhores grupos do universo conhecido, joy division, e criador de algumas das mais belas capas de discos da história.

aqui se pode ler trechos de uma entrevista com o artista, feita em barcelona em 2003.

falando sobre joy division:

by default it became a record company mainly because joy division chose to stay with factory and release an album rather than sign a deal with a major record company. joy division became a group because they wanted to make music. they didn’t really want to be in business or to make money, they just wanted to release the records that they wanted to make. what seems to have distinguished the work that i actually felt motivated by and interested in is working with people who are doing something because they want to do it and not because they think that there’s a business opportunity in it.

sobre a arte para power corruption and lies album do new order (1983 ):

at the time i was interested in the juxtaposition of historical culture and modern technological culture, and i was interested in the idea of what did history look like when it came up on a retrieval system on a computer screen and i wanted to juxtapose the kind of hieroglyphics of technology with historical classicism. the colours down the side are a colour alphabet and i converted the alphabet into a colour code in order to have an abstract code with which to work. the wheel on the back (of the album sleeve) was the only indication of the code but new order fans still managed to work it out. they even pointed out there was a spelling mistake on the album.

demais.

a helena., muito obrigado pela dica.


domingo, agosto 10, 2003
 
leaves of grass

fundamentais palavras de walt whitman :

(palavras encontradas no formidável blog do sérgio)


[...]

só aprenderam lições daqueles
que admiravam vocês
e eram ternos com vocês
e que se punham de lado
para dar vez a vocês?

não aprenderam as grandes lições
daqueles que não aceitam vocês
e dão-se os braços contra vocês
e que tratam vocês com pouco caso
ou que disputam a vez com vocês?

[...]


tradução: geir campos


 
dia dos pais

“filho, meu filho, desiste de lutar contra mim. há mais de mim em você do que de você mesmo”.

dalton trevisan


 
ignorância é força

duas lágrimas cheirando a gim escorrem
de cada lado do nariz


 
catalepsia

i’ve been tired

and i feel like a dinosaur


 
yeah, a life spent listening to assholes.


 
saí da escola, me esqueci.


 
love death

..."me body caused in every one a littlle pain
and all again i've showed disdain"!

marylin caparelli


 
so much undone

continuo ouvindo os mesmos discos.

lembrando dos lobos do ártico.

(sorrisos apodrecem)

droga, isso parece tão antigo que cansa.

(nem tanto, ouço outros sons agora)

eu tive medo.

não quero mais sentir medo.

ouvindo outro disco hoje.

velho, mas outro.

(you always want the reasons why. why?)




 


{geek song}

we are all made of stars

moby

growing in numbers
growing in speed
can't fight the future
can't fight what i see

people they come together
people they fall apart
no one can stop us now
'cos we are all made of stars

efforts of lovers
left in my mind
i sing in the reaches
we'll see what we find

people they come together
people they fall apart
no one can stop us now
'cos we are all made of stars
people they come together
and people they fall apart
no one can stop us now
'cos we are all made of stars

slow so slow come come
someone come come come
even love is a goin' 'round
bad noise goin' round

slowly rebuilding
i feel it in me
growing in numbers
growing in peace

people they come together
and people they fall apart
no one can stop us now
'cos we are all made of stars
people they come together
people they fall apart
no one can stop us now
'cos we are all made of stars

people they come together
(people they come together)
people they fall apart
(people they fall apart)
no one can stop us now
(no one can stop us now)
'cos we are all made of stars
(we are all made of stars)

we are all made of stars
(people they come together)
we are all made of stars
(people they fall apart)
we are all made of stars
(no one can stop us now)
we are all made of stars
(we are all made of stars)


sexta-feira, agosto 08, 2003
 


(judge, jury & executioner)

não entendo nada de música.

nada.

apenas ouço, sinto, gosto.

myxomatosis é uma de minhas canções favoritas de hail to the thief.

primeiro foi aquela linha de baixo inacreditável que me pegou.

depois a maneira como thom yorke canta nessa canção em particular.

só depois a letra

my thoughts are misguided and a little naive
i twitch and I salivate like with myxomatosis


"bateu".

e ontem eu me peguei simplesmente emocionado (patético, mas não tem outra palavra, pelo menos não agora) ao prestar atenção, obsessivamente, à bateria de myxomatosis.

por todos os malditos deuses.


 
a poesia é uma força destrutiva

wallace stevens

isto é que é a miséria,
nada ter no coração.
é ter ou nada.

é uma coisa ter,
um leão, um boi no seu peito,
senti-la respirando ali.

corazón, cachorro bravo,
bezerro, urso de pernas tortas,
ele prova seu sangue, não cospe.

é como um homem
no corpo de uma fera violenta.
são seus os músculos dela...

o leão dorme ao sol.
o nariz entre as patas.
ela pode matar um homem.

tradução de ronaldo brito



 


wander wildner deve se apresentar todas as quintas deste mês de agosto no zelig (zelig!) em porto alegre (sarmento leite 1086).

cheers, mate.


 
life sentence

faltam seis dias úteis para a conclusão (acho) de mais um muro nessa minha vida besta.

mais um.

até quando?

pedra sobre pedra.

lá se foram cinco meses. praticamente metade de um ano.

e como diria um antigo colega do pavilhão 5: o salário continua o mesmo.

ha ha ha.

jesus fucking christ.

i am a patient boy.

i wait, i wait, i wait, i wait.

i'll laugh until my head comes off.

(note to self: take the money and run)


 



Forgiven

Echo & The Bunnymen

I`m just one of many
Gave a love in vain
Sold it out for pennies
Saved up all my reign (rain)

What do you want from me
The ocean or the sea
The salt inside the rising tide
Tears you got from me
Got from me
Got from me, yeah

One day I`ll be ready
To take what could be mine
Everything I`d buried
I lay out on the line

What d`you want to see
The truth or mystery
A blinding light, a blackest night
They`re both inside of me

Inside me
Inside me, yeah

I`m just one of many
Took a love in vain
Sold it out for pennies
Saved up all my reign (rain)

What d`you want from me
The truth or mystery
The salt inside the rising tide
Tears you got from me
Got from me
Got from me, yeah

I don`t want to be forgiven
All I want is to be free
I know I`ll never be forgiven
I know I`ll never be free






quinta-feira, agosto 07, 2003
 
missing my vynil lps

I'll Be Gone

Tonight I’ll shave the mountain
I’ll cut the hearts from pharaohs
I pull the road off of the rise
Tear the memories from my eyes
And in the morning I’ll be gone

I drink a thousand shipwrecks
Tonight I’ll steal your paychecks
I paint the sheets across my bed
The birds will all fly from my head
And in the morning I’ll be gone

Take every dream that’s breathing
Find every boot that’s leaving
Shoot all the lights in the cafe
And in the morning I’ll be gone

I bet a thousand dollars
I have a French companion
I tie myself below the deck
I pull the rope around my neck
And in the morning I’ll be gone

It takes a life to win her
There is a drum of bourbon
Eight hundred pounds of nitro
His boots are thunder as he plays

There is a stone inside it
Tonight his bones will ride it
I'll need a tent to hide it
and in the morning I'll be gone
and in the morning I'll be gone
and in the morning I'll be gone
and in the morning I'll be gone
and in the morning I'll be gone
and in the morning I'll be gone

Written by: Tom Waits and Kathleen Brennan-Waits
Published by: Jalma Music (ASCAP ), © 1986-1987
Official release: Frank's Wild Years, Island Records Inc., 1987


 
O que é um psicoterapeuta?

Contardo Calligaris, brilhante como sempre.

Atenção para o "PS", que ele escreve ao final do texto:

PS: Meses atrás, uma igreja evangélica decidiu tornar-se escola de psicanálise e tentou promover no Congresso uma lei pela qual ela teria a autoridade nacional para outorgar o "título" de psicanalista. Fora o fato de psicanalista estar mais para rodapé que para título, é certo que um cristão pode perfeitamente ser psicanalista: pede-se apenas que ouse encarar sua fé como um dos demônios de sua história.
Mas uma igreja não pode ser uma instituição de ensino de psicoterapia, pois formar terapeutas é o exato contrário de propagar uma crença.







 


i drank a half pint of milk this morning.

what a sin.

cheers.


 
big mouth

eu e a minha mania tola de achar que, pra bom entendendedor, meia palavra basta.


quarta-feira, agosto 06, 2003

terça-feira, agosto 05, 2003
 


"Jamais consegui nada, nem mesmo ser malvado, não consegui ser belo, nem mau, nem canalha, nem herói, nem mesmo um inseto. E agora, termino a existência no meu cantinho, onde tento piedosamente me consolar, aliás sem sucesso, dizendo-me que um homem inteligente não consegue nunca ser alguma coisa, e que só o imbecil triunfa. Sim, meus senhores, o homem do século XIX tem o deve de ser essencialmente destituído de caráter; está moralmente obrigado a isso. O homem que possui caráter, o homem de ação é um ser essencialmente medíocre. Tal é a convicção de meus quarenta anos de existência".

Trecho de Memória do Subsolo, de Fiodor Dostoiévski , que, assim como muitos outros livros, mofa em meu sítio arqueológico particular há anos e eu nunca li.

Aliás, se não me engano, a tradução que tenho, em uma coletânea do Círculo do Livro, tem o título "Notas do Subterrâneo".

Obrigado por me lembrar, Ana (e o blog?). Vou resgatá-lo do mofo. Ou, quem sabe, entrar no vermelho um pouco mais e adquirir a edição da editora 34, com a tradução de Boris Schnaiderman. Estou cansado dessa whishlist que só cresce.




 


A propósito, eis Berlim por Douglas Fusco, também conhecido como DJ Zaratruta. Mano, demasiado Mano.

(Valeu)


 
Civilização

Servidores de Berlim terão folga a partir de 29ºC
DA FRANCE PRESSE

Os funcionários públicos de Berlim (capital da Alemanha) não serão obrigados a trabalhar se a temperatura na cidade ultrapassar a marca de 29ºC.
Os próprios funcionários públicos dos serviços afetados terão a tarefa de comprovar que as condições de trabalho são realmente extremas.
A regra já é aplicada em Berlim para deficientes físicos e algumas escolas. Prédios antigos da capital alemã são mal ventilados.


E aí, Doug, saudades do Bananão?


segunda-feira, agosto 04, 2003
 
I Love Life

The Pulp

Here comes your bedtime story: Mum & Dad have sentenced you to life.
Don't think twice; it's the only reason I'm alive.
I feel alright as long as I don't forget to breathe.
Breathe in, breathe in, breathe out.
Look at all these buildings & houses
I love my life. I love my life.
Hey now, slow down a minute.
Take my arms & fill them full of life.
Don't think twice.
Does it ease the pain of being alive?
Or is it why - why you keep nodding out on me?
Breathe in, breathe in, breathe out.
Another day, another major disaster
I love my life. I love my life.
You got a problem.
I lost my keys when I stayed at your place.
On the floor of your living room, you made the scene but it'll never get shown on TV.
So tonight prepare to kiss goodbye to my lovelife.
So get this right- I love my life; it's the only reason I'm alive.
It's mine, all mine - as long as I don't forget to breathe.
Breathe in, breathe in, breathe out.
Corny I know, but you had better believe it
I love my life. I love my life. I love my life. God, how I love my life.
That's right: you've got to fight to the death for the right to live your life.
Alright: I'm gonna fight to the death 'til they give me back my life.
That's right: you're in the land of the living but there's so few signs of life.
Alright.
Breathe in. Breathe out. Breathe out.


 


Tell us your favorite Hollywoody ending

Ah! É possível ver um trailer do filme no site oficial.


sexta-feira, agosto 01, 2003
 


Finalmente vai estrear um filme do Woody Allen por aqui.

Este final de semana tem pré-estréia de Hollywoody Ending em São Paulo. O título em português ficou (waal!) "Dirigindo no escuro".

***

DIRIGINDO NO ESCURO Hollywood Ending. EUA, 2002. Direção: Woody Allen. Com: Woody Allen, Téa Leoni e George Hamilton. Diretor decadente e problemático aceita um projeto que pode fazê-lo dar a volta por cima. 112 min. Livre.Cine Morumbi 4, sáb.: 24h.Espaço Unibanco 1, sex. a dom.: 22h. Sáb.: também às 24h.Frei Caneca Unibanco Arteplex 2, sáb.: 24h.Kinoplex Itaim 4, sex. e sáb.: 23h10.Market Place Cinemark 4, sáb.: 0h10.Pátio Higienópolis 2, sáb.: 23h30.Sala UOL de Cinema, sáb.: 24h.






 
Paint a vulgar picture

O mesmo site que hospeda o Tribute to Linda McCartney tem uma página chamada The Illustrated Smiths. A idéia é "ilustrar" trechos de letras dos Smiths com figuras. Algumas são até legais.

Gostei do John W., que ilustrou "Cemetry Gates" e "There is a light that never goes out".



"And if a double-decker bus
Crashes into us
To die by your side
Is such a heavenly way to die "






" A dreaded sunny day
So I meet you at the cemetry gates
Keats and Yeats are on your side
While Wilde is on mine "